Título: Os Instrumentos Mortais: Cidade do Fogo Celestial
Título Original: The Mortal Instruments: City of Heavenly Fire
Autora: Cassandra Clare
Ano: 2014  
Editora: Galera Record
Páginas: 532
Sinopse: ERCHOMAI, Sebastian disse. Estou chegando. Escuridão retorna ao mundo dos Caçadores de Sombras. Enquanto seu povo se estilhaça, Clary, Jace, Simon e seus amigos devem se unir para lutar com o pior Nephilim que eles já encararam: o próprio irmão de Clary. Ninguém no mundo pode detê-lo — deve a jornada deles para outro mundo ser a resposta? Vidas serão perdidas, amor será sacrificado, e o mundo mudará no sexto e último capítulo da saga Os Instrumentos Mortais.

Como disse na resenha de "Cidade das Almas Perdidas", estava com medo de ler este livro. É, isso mesmo! Medo. Medo do rumo que a história poderia seguir; Medo de meus personagens preferidos morrerem; Medo de nada dar certo; E durante toda a leitura esse sentimento ficou comigo. Mas Cassandra Clare é Cassandra Clare e por mais que eu ainda permanecesse com medo, Cassie me presenteou com momentos memoráveis e inesquecíveis. Que me deixaram feliz e triste. Ler Cidade do Fogo Celestial foi como estar em uma montanha russa de emoções.

Há tanta coisa para falar que eu não sei nem por onde começar. Mas vamos seguir com as habituais informações: O livro é divido em duas partes (Fiz Jorrar o Fogo e Aquele Mundo Invertido), é narrado em terceira pessoa e possui diversos pontos de vistas como o de Clary, Jace, Simon, Isabelle, Magnus, Maia, Luke, Rainha Seelie, Jia, Joycelyn, Emma... E entre tantos outros.

O livro começa sendo narrado por Emma (nova personagem de "Os Instrumentos Mortais" e futura protagonista da trilogia "The Dark Artificies") e devo dizer que a princípio me incomodei com o destaque que Cassandra deu a essa personagem. Entretanto, logo após ler mais alguns capítulos compreendi que a narração do prólogo no ponto de vista da garota e o destaque dado a mesma foi essencial para a trama. Afinal, precisávamos conhecer a história de vida da Emma Carstairs e também saber o que Sebastian estava aprontando com seu exército de Crepusculares. Além disso, eu comecei a gostar da garota e a me importar com ela e com o Jules e os Blackthorn também! Ainda falta muito para lançarem "The Dark Artificies"? rs

Saindo um pouco da história de Emma temos Jace e Clary, que andam enfrentando problemas em seu relacionamento, já que Jace agora tem o corpo tomado por Fogo Celestial. O livro realmente começa um pouco calminho com Jace tendo "aulas" de como controlar o Fogo Celestial com o Jordan, mas um pouco depois disso as coisas começam a esquentar já que Sebastian está tocando o terror e tirando a paz dos caçadores de sombras.

"Cidade do Fogo Celestial" irá girar em torno de como os caçadores de sombras irão lidar com a ameaça de Sebastian. Além disso, há as várias questões e as buscas por resoluções dos problemas de nossos personagens preferidos.

Não irei falar de todos os personagens mas quero destacar dois que na minha opinião foram os que mais cresceram até aqui: Clary e Simon. Se formos comparar eles com os dois que entraram lá na boate Pandemônio em "Cidade dos Ossos" há tantas diferenças entre ambos que quase não reconhecemos eles. Vejam bem, não estou dizendo que Cassandra desconstruiu os dois personagens. Muito pelo contrário, ela reconstruiu Clary e Simon ao longo dos livros, os adaptando as novas descobertas e aos acontecimentos que sucederam desde "Cidade dos Ossos". Clary está mais crescida, madura e se tornou uma excelente caçadora de sombras. Simon também está tão maduro e o que ele fez nesse livro me deixou mais que orgulhoso.

Cassandra soube aproveitar muito bem cada personagem nesse sexto volume e o resultado é de deixar qualquer fã satisfeito.

Não vou soltar qualquer spoiler pois não quero estragar a leitura de nenhum de vocês, mas quero deixar um aviso: Façam de tudo para não demorarem muito na leitura deste livro pois se demorarem irá ser uma tremenda tortura que só irá acabar quando chegarmos ao fim do livro. A minha querida Cassie me enlouqueceu com tantos acontecimentos tensos; tantos acontecimentos de tirar o fôlego; tantos acontecimentos de chorar de alegria; tantos acontecimentos de chorar de tristeza; tantos acontecimentos de ficar com o coração partido e por fim: tantos acontecimentos que me comprovaram que "Os Instrumentos Mortais" foi uma das melhores sagas que eu já li.

Já estou com saudades de ler os livros dessa série e de resenha-los aqui :( Quero agradecer a todos que leram e comentaram minhas resenhas. Talvez nos veremos nas resenhas das outras séries da Cassandra... Até lá! ;)

Nota: 5 de 5 estrelas




4 Comentários

  1. Olá, Tony.
    Adorei sua opinião sobre a obra da Claire, mas confesso que não me sinto com muita vontade de ler o livro, e nem a série toda. Algo me diz que para mim não vai funcionar, sabe;
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Renato!

      Fico feliz que tenha curtido minha resenha! E sei como é. Há algumas sagas que eu também sinto que não iriam funcionar comigo! rs

      Excluir
  2. Parabéns! RsRs'

    Amo livros que nos dão a sensação de estar numa "Montanha Russa de emoções"! E sei como é difícil chegar em mais um livro da Saga, mas propriamente no que vai decidir todo o final - medo dos que vão morrer, viver, do que vai acontecer.
    Acho que brevemente lerei essa série! :)

    Gabryel Fellipe e algo - Confins Literários

    Ah, o que acha de participar do Desafio Halloween literário??? Seria legal :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabryel!

      Obrigado! rs Ai, é muito difícil né? E a sensação que fica depois de acabar o livro?! </3 Leia sim, acho que você vai gostar!

      Depois eu passo no seu blog e vejo do que se trata esse desafio, tá? rs

      Excluir