Paula Pimenta nasceu em Belo Horizonte - MG e começou sua carreira de escritora em 2001. Ela é autora das séries ''Fazendo meu filme'' (série composta por quatro livros) e ''Minha vida fora de série'' (que já teve dois livros lançados). Paula também já lançou um livro de crônicas (Apaixonada por palavras), um livro de poesias (Confissão) e um livro de contos (contemporâneos) de fadas em parceria com as autoras Meg Cabot, Lauren Kate e Patrícia Barboza (O Livro das Princesas). ''Princesa Adormecida'' é o seu mais novo livro que faz uma releitura moderna de ''A Bela Adormecida''.

Confiram a entrevista que fiz com a queridíssima da Paula Pimenta:



A série ''Fazendo meu filme'' faz muito sucesso aqui no Brasil e agora será publicada também em Portugal e na Espanha. Você esperava fazer tanto sucesso? Como você lida com tudo isso?
Não esperava de jeito nenhum. Quando “Fazendo meu filme 1” foi lançado, eu nem de longe imaginava que ele passaria da 1ª edição. Agora já estamos na 14ª edição dele, mais de 500 mil livros vendidos ao todo, mas ainda hoje eu me alegro com cada elogio, cada e-mail, cada recadinho nas redes sociais… E – como no primeiro livro – ainda fico ansiosa antes do lançamento dos livros novos, ansiosa pra saber se os leitores vão gostar…

Você sempre quis ser escritora?
Eu não decidi ser escritora, foi acontecendo... Eu sempre gostei de Português no colégio, adorava fazer redações… Na época do vestibular, resolvi fazer Jornalismo, para profissionalizar esse amor pela escrita. Mas logo no começo do curso, descobri que eu não queria relatar os fatos imparcialmente e sim colocar emoção nas linhas. Os meus professores, ao lerem as minhas matérias jornalísticas, perguntavam se eram crônicas. Foi quando eu descobri que era aquilo que eu queria, me colocar dentro da história, opinar, criar. E, por isso, acabei transferindo de curso, para poder ser mais criativa. Me formei em Publicidade e Propaganda e passei a levar a escrita como um hobby. Mas foi só um pouco mais tarde, quando eu concluí “Fazendo meu filme” que eu realmente descobri que o que eu mais gosto de escrever são romances.

De onde surgiu a ideia de escrever a série ''Fazendo meu filme''?
Em outubro de 2004, exatamente na noite do início de ‘horário de verão’, eu estava no computador e de repente tive a ideia de começar um livro falando exatamente sobre isso: Duas amigas que saíam, mas que tinham que voltar no horário imposto pelo pai de uma delas. Com o adiantar do relógio, elas acabavam perdendo uma hora. Quando comecei a escrever, eu nem tinha ideia do que viria, só mais tarde é que pensei no tema principal do livro, que é o dilema da Fani entre largar o grande amor para fazer intercâmbio ou deixar de viajar para ficar com ele. As características dela, como a paixão por cinema, surgiram um pouco depois também.

Alguns dos personagens dos livros são inspirados em pessoas do seu cotidiano?
Nenhum dos personagens foi inspirado em alguém por completo, porém todos têm características de pessoas que eu conheço. Aos 16 anos eu tinha uma amiga, por exemplo, que era louca por um menino que não estava nem aí pra ela, mas mesmo assim ela não o esquecia, e daí eu tirei a inspiração para a Natália. Outra amiga sempre percebia o que estava acontecendo antes, vivia dizendo como todo mundo deveria agir, e a Gabi é um pouco inspirada nela. A mania do Leo de gravar músicas eu tirei do meu próprio melhor amigo de adolescência. A Fani se parece um pouquinho comigo, especialmente na timidez, no jeito sonhador, na introversão… E por aí vai. Nenhum deles é uma pessoa específica, mas todos possuem fragmentos de alguém.

É verdade que ''Fazendo meu filme'' será adaptado para os cinemas?
Sim, já está em pré-produção. Mas como é um processo lento, acredito que o lançamento só vai acontecer em 2016.

Em ''O Livro das Princesas'' você se reuniu com Lauren Kate, Meg Cabot e Patrícia Barboza para escrever novas versões de contos de fadas já conhecidos. Como foi a experiência? Você já conhecia o trabalho de alguma das autoras com quem trabalhou?
Foi muito interessante! Na verdade nós não nos reunimos, porque cada uma escreveu sua história separadamente. Mas foi muito gratificante estar em um mesmo livro que a Meg Cabot, pois ela é a minha autora preferida e uma das principais responsáveis por eu ter tido vontade de me tornar escritora também! Nem acreditei quando recebi o convite!

Agora em 2014 será lançado ''Princesa Adormecida'', outro livro seu com temática de Princesas. Você sempre gostou de Princesas? A história da ''Bela Adormecida'' é a sua preferida?
Eu sempre gostei de princesas, desde pequenininha! Tenho cinco preferidas: Cinderela, Aurora (a bela adormecida), Ariel (a pequena sereia), Branca de Neve e a Bela (da fera). Quando fui convidada pra participar de O Livro das Princesas, minha primeira ideia foi de escrever “A Bela Adormecida”, pois era a minha princesa preferida na época da adolescência. Mas outra autora (a Lauren Kate) já tinha escolhido essa história. Então eu escolhi a Cinderela, que, como eu disse, também é uma das minhas preferidas. Mas ainda assim fiquei indecisa, pensando se não deveria ter escolhido alguma das outras. Lembrando dessa minha indecisão, a editora da Galera Record perguntou se eu gostaria de escrever as outras princesas também, já que meu conto tinha sido tão elogiado e os leitores até queriam uma continuação da história... Eu topei e resolvi começar pela Bela Adormecida, que tinha sido a minha primeira opção.

Os livros para Jovens Adultos (YA) fazem bastante sucesso atualmente. Você costuma ler séries literárias como: ''Jogos Vorazes'','' Divergente'', e ''Percy Jackson''?
Sim, leio todas e amo! Sou fã especialmente de Harry Potter. Desde antes de escrever pra adolescentes eu já gostava desse tipo de literatura, acho que por isso é tão natural para mim escrever para esse público.

No início de sua carreira você enfrentou muitas dificuldades?
Com certeza a maior dificuldade encontrada foi conseguir uma editora. Nem quiserem ler o meu livro (Fazendo meu filme) nas duas primeiras que eu tentei. O dono de uma delas falou inclusive que “adolescentes não leem livros grossos”! Na época não tinha Crepúsculo ainda, mas tive vontade de perguntar se ele nunca tinha ouvido falar de Harry Potter, pois o sexto volume da série tinha acabado de ser lançado e tinha mais que o dobro do tamanho do meu livro! Mesmo depois que consegui uma editora, tive que esperar quase dois anos pra ter o meu livro publicado, pois havia um cronograma de publicações que precisava ser respeitado. Então a maior dificuldade foi exatamente isso, o começo, pois as editoras brasileiras são muito resistentes a publicar livros de autores iniciantes.

Que conselho você dá para quem quer começar a carreira de escritor?
Em primeiro lugar, é importante ler muito. Geralmente, quem gosta de ler e tem esse hábito, escreve bem. Devemos também escrever sobre o que gostamos, pois quando escrevemos com paixão, os leitores sentem isso. Escrever sobre o que realmente conhecemos é importante também. Ao escolher um tema, certifique-se que você domina o assunto, para não se perder no meio da história. Depois que o livro estiver pronto, é preciso muita paciência e força de vontade pra procurar uma editora. Acho que esses são os passos fundamentais para quem quer escrever e publicar um livro.

Quais são os seus planos para o ano de 2014?
Eu acabei de lançar “Princesa Adormecida”. Em agosto vai sair o primeiro volume de “Fazendo meu filme em quadrinhos”, que vai ser uma série de graphic novels com novos “episódios” que estou escrevendo. Estou muito empolgada, pois eu praticamente fiz um retrato falado dos personagens para os desenhistas, eles estão exatamente como eu os imagino! Quero muito saber se os leitores vão gostar também. E no final do ano vou lançar “Minha vida fora de série – 3ª temporada”.

Paula, muito obrigado pela entrevista. Adorei te entrevistar! Por último eu quero que você deixe um recado para todos os seus fãs e leitores do blog.
Eu é que agradeço pelo convite! Queria agradecer pelo imenso carinho dos meus leitores, isso faz com que eu tenha vontade de escrever cada vez mais livros! E também de avisar que sempre conto as novidades no meu twitter e instagram: @paulapimenta e no meu site: www.paulapimenta.com.br

Continuem lendo cada vez mais!
 


 


2 Comentários

  1. Q barato! :) Eu nunca li nenhum livro dela... ótimas dicas!

    ResponderExcluir
  2. Que bacana! Ainda quero ler algum livro dela...
    Seguindo. Abraço!

    ResponderExcluir